domingo, 18 de abril de 2010

TCC . E agora oq fazer

Etapa crucial e para muitos formandos assustadora. Chega uma hora na vida dos estudantes de ensino superior que eles terão de enfrentar o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso. Você pode ate achar que todo esse "terror" é exagerado, mas pergunte à um colega seu que esta se formando ou já se formou, acredite eu sei pois eu já estive nessa situação. Tudo que dizem é verdade, você vai passar horas pesquisando na Internet (capaz ate de adquirir habilidades de pesquisa antes desconhecidas por você), vai ler muitos artigos e livros, vai passar horas e horas escrevendo e muitas vezes terá de refazer tudo pois de certa forma você acabou "fugindo" da ideia principal do seu trabalho, vai conversar muito com o seu orientador e tudo que você tem direito. Mas nem tudo são trevas, se você parar e tentar enxergar o lado positivo de tudo isso verá que essa é uma grande oportunidade para por em prova tudo que você aprendeu na faculdade, é também um momento em que muitos definem a área em que irão prosseguir em suas carreiras profissionais. Além do mais, esse processo vai te dar muito mais confiança em si mesmo e você concerteza irá aprender muito no decorrer do seu trabalho.

Vamos começar analisando o que é o TCC:

Sigla para Trabalho de Conclusão de Curso é um tipo de trabalho acadêmico amplamente utilizado no ensino superior como forma de efetuar uma avaliação final dos graduandos que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação universitária. Criado em 1983, como disciplina obrigatória no curso de Pedagogia da Universidade de Franca, logo tornou-se institucional e se estendeu a todos os cursos de graduação. Em muitas instituições, o TCC é encarado como critério final de avaliação do aluno o que pode inibir o mesmo de se graduar impossibilitando-o de exercer a respectiva profissão até que seja aprovado.

Escolha do Tema do TCC

Essa é definitivamente a primeira e uma das mais complicadas etapas do TCC. Eu particularmente demorei muito tempo e pesquisei muito antes de escolher um tema para o meu TCC, e infelizmente no final de tudo não foi exatamente o que eu gostaria que tivesse sido. Portanto, quando for escolher o tema do seu TCC, pesquise e converse bastante com seu orientador pois você pode acabar escolhendo um tema que ou é extremamente complicado de se trabalhar por não ter referencias bibliográficas ou pode acabar se tornando uma coisa que você não gosta e consequentemente não irá se dedicar tanto para obter um resultado excelente. Professores orientadores recomendam que o tema escolhido seja um assunto ao qual o aluno possua afinidade, pois ele vai passar talvez um ano escrevendo sobre um determinado assunto. Uma dia é usar cinco perguntas que irão auxiliar na escolha do tema, são elas:

O que? - Refere-se ao tema escolhido.
Como? - Refere-se em como você irá trabalhar esse assunto escolhido.
Quem? - Refere-se à quem tem conhecimento ou trabalha com esse assunto.
Aplicação? - Refere-se a onde esse assunto pode ser aplicado.
Onde está sendo usado? - Refere-se a onde esse assunto esta sendo usado, empresa, área academica.

Um dica indispensável é procurar fazer um levantamento bibliográfico relacionado ao tema escolhido ou ao possível tema. TCC deve ser baseado em bibliografias que auxiliem na comprovação do seu tema, e quanto mais você tiver disponível melhor será a sua pesquisa. Não dispensem artigos e revistas, livros podem estar "atrasados" em determinados temas e é nessa hora que artigos e revistas combinados com as suas ideias dão força ao seu trabalho.

O blog ebaH apresentou algumas dicas que eu achei muito interessantes de pessoas já formadas que passaram pelo TCC e decidiram compartilhar algumas dicas que os ajudaram:

1- Conversar constantemente com o orientador, não deixar para esclarecer dúvidas só na última hora.
2- Concentre todo o esforço possível quando a criatividade estiver aflorando na mente. Nem sempre conseguimos criar bons textos. Então, respire fundo, leia uma revista, e depois volte para o que estava fazendo.
3- Acate cobranças do orientador e trace também as suas. Às vezes, o melhor apoio vem em forma de cobrança.
4- Tente seguir o esboço traçado conforme o assunto escolhido e não deixe de acrescentar uma ideia obtida de última hora, pois mais tarde você pode precisar.
5- Anote todas as referências de livros, revistas, jornais e sites pesquisados, e coloque um xis ao lado daquele que foi usado em algum trecho do trabalho.

Formatação do TCC

Essa é uma das partes que mais dão dor de cabeça ao formando. As famosas normas ABNT. Todo TCC deve seguir um padrão que é definido pela instituição de ensino. Esse é um detalhe muito importante, seu TCC pode estar impecável em relação ao conteúdo, porém se o mesmo estiver fora da formatação definida pela instituição você pode acabar tendo seu TCC reprovado para uma futura revisão.

A apresentação

Etapa em que muitos alunos ficam apreensivos. Isso é obvio afinal seu trabalho está agora sendo analisado por Professores, Doutores, PhDs etc. Todas aquelas grandes mentes que ao longo de sua carreira academica tentaram passar todo o conhecimento que tinham, e que muitas vezes não é pouco. Essa é a famosa banca, etapa aonde o trabalho é estudado, analisado e concerteza questionado por professores orientadores e muitas vezes convidados do propio aluno. Essa é a hora em que o aluno deve defender a sua ideia, a sua inovação e isso não é uma tarefa fácil. Principal dica, tenha calma e tranqüilidade e esteja preparado para tudo, leia e tenha confiança no seu trabalho.

Segue mais algumas dicas do blog ebaH agora em relação a apresentação do TCC

1- Prepare um material reduzido de todos os tópicos no qual você vai apresentar à banca.
2- Tranquilidade e confiança no que vai apresentar. Encontre uma forma de memorizar pontos importantes do assunto, seja escrevendo, lendo, desenhando…
3- Fale claramente e coloque os tópicos de maneira didática, sem delongas. O importante é seguires a ordem que te faça lembrar algo a mais do que está escrito ali.
4- Se a apresentação for em dupla, divida os pontos principais com o seu colega e faça algo descontraído, como um “bate-bola”. Fica mais informal e mais claro o que está sendo apresentado, além de ajudar a diminuir a tensão.

O TCC é de fato uma das etapas mais tensas e ao mesmo tempo emocionantes na vida do formando. A minha dica é, aproveite ao maximo esssa experiencia e procure dar o melhor de si no seu trabalho. Esse trabalho pode ser o ponta pé inicial para uma grande carreira seja lá qual for a sua área. Como eu ja falei, eu passei por essa fase do TCC, não tive muitas experiencias boas mas aprendi muita coisa e tirei proveito de muitas coisas que eu e meus colegas fizemos. Para quem não sabe, eu me formei ano passado em Ciências da Computação e o tema do meu TCC foi Análise do uso de Autenticação Biométrica em Sistemas Bancários. Em um outro post irei detalhar melhor o assunto abordado no meu TCC por equanto desejo boa sorte para quem esta trabalhando em seu TCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário